top of page

A VIAGEM É O DESTINO!

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Quer nossa viagem seja por um rio ou pela vida, encontramos sempre dois tipos de pessoas. Há aquelas cuja mente está posta no destino, e no que farão quando chegarem lá. A viagem em si não atrai seu interesse. É algo que querem pôr atrás de si o mais rápido possível. Depois há aquelas cuja mente está voltada para a viagem, o caminho, e no que experimentarão durante esse percurso e a viagem até o destino é tão importante como o destino em si.



O mundo empresarial está cheio do primeiro tipo de pessoas. E não é por acaso. Aprendemos a estabelecer objetivos e metas e persegui-los com afinco. Com isso, perdemos de vista que o processo de chegar lá é o fator mais importante. Afinal, os fins não justificam os meios. Os meios para atingir os objetivos podem ser chamados também de “estratégia”. Apreciar a estratégia é a chave para escapar da tentação de se focar demasiadamente no final do percurso e ser tentado a conseguir, a qualquer custo, o que se procura.


Especialmente nos Conselhos de Empresas, onde o papel principal é o direcionamento e o controle da organização, aprender a apreciar o caminho é crucial para a criação de valor. Essa aprendizagem inclui celebrar pequenos passos, comemorar vitórias em pequenas lutas e corrigir rumos quando necessário. A chegada ao destino é uma consequência!


Costumo dizer nos cursos da trilha central do CELINT, que o Conselheiro é aquele que ganhou “Consciência com Ciência” uma inversão da lógica mais tradicional das funções de gestão onde se busca “Ciência com Consciência” (parafraseando Edgar Morin).


Quem se dedicar profundamente a entender essa diferença vai ganhar um aliado para toda a vida profissional e pessoal. A vida, em si, nada mais é do que uma viagem. Estamos de passagem e o destino é incerto. Assim, nada mais sábio do que aprender cada passo desta viagem e evoluir em tudo que for possível. Simples, mas paradoxalmente difícil, certo? Avante!




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page