top of page

AS MELHORES PRÁTICAS E AS PRÁTICAS POSSÍVEIS

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Sabe aquele manual de melhores práticas que achamos a última palavra em termos de como devemos posicionar nossos negócios? Pois o que poucos param para analisar é que esses manuais tomam como princípio a mesma filosofia relacionada a “como eu desejo que a minha vida fosse”.


Entre o que eu desejo e a realidade existe “a vida como ela é”. Simples, certo? Mas, insistimos em não enxergar essa máxima e continuamos a colocar as lentes de nossa visão num conceito do ideal, daquilo que pode ser, até certo ponto, inalcançável para algumas organizações.


Nossas vidas oscilam entre extremos, passam por crises, atingem pontos altos (sendo que um deles é o auge, ou cume) e, entre bons momentos, realizações e baixas, atingimos aquilo que é nosso potencial, muitas vezes superestimado ou subestimado. Somos aquilo que conseguimos ser pelos nossos esforços e vivências. Assim também são as empresas...


Os manuais de melhores práticas são um guia. Uma bússola. Mas não podem ser levados ao pé da letra. Senão construiremos narrativas mortas. Após 26 anos trabalhando com Governança Corporativa e em Conselhos, já vi muitas empresas onde a implantação das chamadas melhores práticas, muitas vezes por grandes consultorias, levou a um ponto de inanição, dada a distância entre o discurso e a prática e às possibilidades de assimilação da organização.


Acredito num modelo evolutivo, em que as condições iniciais são desenhadas de acordo com o grau de maturidade, com o tipo de relações entre acionistas, com o tamanho e complexidade do negócio. Periodicamente, a Governança deve ser avaliada e novas práticas desenhadas para dar maior profundidade ao caminho, em direção às melhores práticas.


Isso vale para a Governança e para muitas outras disciplinas. A sabedoria está em ter uma visão holística do negócio e assumir aqueles passos que podem dar um rumo seguro na trilha da maturidade. Comecemos com as primeiras coisas antes das últimas!!!





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page