top of page

COMO SE TORNAR UM TALENTO (EM QUALQUER IDADE...)

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Sabe aquela sensação de que estamos fomentando uma visão demasiadamente técnica para o desenvolvimento de nossas empresas e estamos esquecendo de debater profundamente como criar um ambiente que permita o desabrochar dos diversos talentos humanos? Será que, por conta da chegada da IA, estamos perdendo de vista o QI, QE, QF e QS?



Não há nada mais urgente, em qualquer organização, do que o contínuo fomento de talentos, a identificação de necessidades, sua busca e mapeamento na empresa e no mercado, sua contratação, plano de desenvolvimento e acompanhamento. A isso chamamos de uma cultura de “Pool de Talentos”. Não há estratégia que se materialize sem isso...Todo Conselho de Empresas deveria dedicar muitas horas a esse tema. É sua responsabilidade.


Mas, e você? Você pode ser um talento? O que significa isso? Significa encontrar seus pontos fortes, as atividades que te enchem de motivação, as ações que deixam um rastro positivo e que tem uma demanda por elas. Tudo isso, junto e misturado, é onde você deve colocar os seus esforços para encontrar o seu “nirvana” de competência única a valorosa.


Comece por um trabalho contínuo de autoconhecimento. Considere ter um terapeuta. Crie um caderno de anotações de suas emoções, sentimentos, pensamentos, divagações. Ali você encontrará material farto sobre quem você é e o que aspira...


Trabalhe, disciplinadamente, para adquirir os diferenciais que você se propor. Não há milagres. Parafraseando Lavoisier, “no mundo nada se cria, nada se forma, tudo se transforma”. E a sua transformação exigirá dedicação e constância de propósitos. Malcom Gladwell, em seu livro “Outliers” já mostrou que, após 10 mil horas de treino, você chegará a ser um virtuose. Se não leu esse livro, vale a pena considerar lê-lo.


Em tudo isso, não perca a alegria de viver o momento, o caminho. A felicidade não está no ponto de chegada, mas no prazer de desfrutar as sinuosidades da jornada, sabendo que um dia você alcançará o seu destino. E, quando chegar lá, comece de novo e se supere novamente...




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page