top of page

O CONSELHO E A IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Um dos principais papéis do Conselho, seja ele Administrativo ou Consultivo, é trabalhar pelo direcionamento estratégico da empresa.

Esta frase de Jeffrey Gitomer, publicada pela Forbes, resume muito bem o principal problema estratégico em boa parte das empresas: a execução!!!

Universidade de Oxford terá primeira sede fora do Reino Unido no Brasil

Ram Charam escreveu longamente sobre o tema, em seu livro "Execution". Tenho observado, na prática, em dezenas de Conselhos, que o "Calcanhar de Achiles" não é formulação da visão e da identidade corporativa e, também, não é a formulação da estratégia. O problema é a tradução da estratégia em projetos e inciativas bem estruturados, com Business Plans associados ou Planos bem montados, com estudos aprofundados, cronograma, responsáveis, marcos estratégicos etc., e o seu acompanhamento periódico por meio de uma pauta anual bem distribuída.


Os Conselhos que participei (ou participo) que fizeram isso e conseguiram atuar de forma a co-participar na elaboração do direcionamento e, depois, no desdobramento em planos e seu acompanhamento periódico, cumpriram com o objetivo de criar valor e atuar, de forma firme, na "perenização adaptativa" da empresa, termo que criei em meu último livro "Conselheiro de Empresas - o que você precisa saber para uma carreira promissora" (https://lnkd.in/dPkKP4sQ).


Nas empresas que você participou, ou participa, há uma consciência clara sobre como fazer para garantir a execução estratégica???





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page