top of page

QUAL É O SEU PROPÓSITO COMO CONSELHEIRO?

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Seu principal propósito como conselheiro deveria ser a “transformação construtiva das organizações”. Atuando na governança, você pode não só melhorar o desempenho das empresas, mas contribuir para formar novos conselheiros que ajudarão a aperfeiçoar os empreendimentos, com resultados que auxiliem na elevação da qualidade da sociedade em que vivemos.


Você, como conselheiro, estará dentro da empresa, participando, opinando, orientando, incluído no processo empresarial. Terá diante de si um compromisso (com desafios, claro) duradouro e pleno de dignidade. Você é parte da empresa e avalista do futuro dela. Você deixa de ser apenas “eu” para ser “nós”. Esse sentido plural é tão mais intenso quanto mais numerosas possam ser as suas participações em empresas – a sua dedicação pode ser oferecida a duas, quem sabe três ou até mais empresas ao mesmo tempo.


A governança, como processo participativo, proporciona a capacidade de enfrentamento e resolução de paradoxos, confrontos, considerando pontos de vista diferentes, e cria soluções em conjunto com os parceiros, a partir de perguntas inteligentes. É um processo que traz satisfação e sensação de dever cumprido. Não está voltada apenas para o aspecto financeiro, mas também para as questões sociais.


E, finalmente, a governança tem dinamismo. O conselheiro, embora possa atuar primordialmente em uma área específica, como a da indústria química, por exemplo, tem possibilidade de contribuir com dezenas de outros setores e segmentos totalmente diversos. A governança, pelo seu aspecto diverso, traz uma grande abertura para a compreensão do processo empresarial, além de estimular o aprendizado contínuo, que serve para a vida.


As empresas não param de se transformar. Estão sempre num processo adaptativo. E o conselheiro tem um papel fundamental nessas mudanças, porque tem um olhar estratégico, mirando as questões de médio e longo prazo e guiando-as numa trajetória pautada pela ética e pelo compromisso com o meio ambiente e com o bem-estar social!!!


Passarella, W. - Conselheiro de Empresas: o que você precisa saber para uma carreira promissora - Rio de Janeiro: Alta Books, 2022 – pg. 329







13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page