top of page

REINVENTAR É PRECISO

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Está fazendo 10 anos que Paulo Monteiro e eu começamos a escrever este livro, entre um café e outro, na Livraria Argumento de Botafogo, no Rio.

Lançado em 2017, pela Editora Évora, ele está extremamente atual e tem gerado muitos comentários sobre os insights que tem propiciado a centenas de profissionais.


A ideia de reinventar a empresa para um século de transição a uma era de negócios conscientes passa pelo que chamamos de “inspiração”: quatro capítulos em que revisitamos os conceitos de quem são e o que são o Homem, o Conhecimento, o Trabalho e o Dinheiro. Para, então, preconizarmos a “transpiração” em quatro outros capítulos: Estratégia, Cultura & Estutura, Liderança e Governança.


A principal razão que nos levou a pensar e realizar este projeto foi o seu lado empírico. Há uma enorme desconexão entre o mundo da produtividade, geração de riqueza e lucro e a qualidade dos ambientes humanos onde tais resultados são gerados.


Há um paradoxo a ser superado: o que as organizações mais buscam, um resultado crescente e perene, acaba sendo comprometido pela própria forma parcial e reducionista de concretizar sua intenção. Ainda são poucas as empresas longevas, pujantes, que trazem benefícios claros e contínuos para seus colaboradores e stakeholders!


Na medida que o tempo passa sinto cada vez mais orgulho de ter realizado esta obra, muito antes da chegada dos conceitos do ESG e do capitalismo de stakeholders. Atual, filosófico e prático, o livro tem sido material para repensar a si, à relação com o mundo do trabalho e a própria concepção de qual é o propósito das empresas!!!


Avante, pois há muito a ser feito!





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page