top of page

TORNAR-SE CONSELHEIRO É UMA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? – MITOS E VERDADES

  • Foto do escritor: CELINT
    CELINT
  • 2 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Se há um mito envolvido com a possibilidade de carreira de Conselheiro de Empresas, este reside na ideia de que, após uma sólida carreira como Executivo, eu, automaticamente, posso migrar para uma nova carreira de Conselheiro. Por que é um mito?

  • Eu posso ter sido um ótimo Executivo, mas posso não ter desenvolvido as habilidades e competências de um Conselheiro.


  • Eu posso não ter tido experiência suficiente com a visão geral de negócios, a capacidade de entender de negócios e vislumbrar caminhos de criação de valor para uma empresa particular.


  • Eu posso ter esperado muito tempo até acordar para a possibilidade de atuar num Conselho. A carreira de Conselheiro normalmente é construída durante a vida executiva.


Por tudo isso, não dá para assegurar que embarcar na possibilidade de ser Conselheiro seja uma forma de transição de carreira. Há uma certa ilusão de que se preparar em cursos e formações seja uma garantia de acesso a esse mercado. E, definitivamente, não é! É um passo importante, mas não é o passaporte para uma transição de carreira... há muito mais coisas envolvidas.

Em meu mais recente livro – “Conselheiro de Empresas – o que você precisa saber para uma carreira promissora” abordo todas as questões relativas a essa função tão importante e como se preparar para tal, se tiver os requisitos fundamentais.


Mas, há uma VERDADE INCONTESTE para os Executivos que buscam a ideia de atuação de Conselheiro como uma transição de carreira: o subproduto, não imaginado de antemão, de ter sua carreira executiva amplificada, aprofundada e, mesmo, promovida, como vi em dezenas de casos de Executivos que ascenderam em suas carreiras, após nossos programas no CELINT, devido à nova visão sobre o mundo empresarial adquirida nas suas trilhas de preparação.


E esta verdade não é rasa, e nem a proposta de uma ilusão... é um fato verificado repetidamente!


Saiba como separar o joio do trigo e avance nos próximos passos, se sentir que essa possibilidade se casa com seu propósito e experiência.


Avante!!!




Comments


bottom of page