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A Busca de Oportunidade de Novos Negócios

Atualizado: 8 de mai. de 2020

Por Wanderlei Passarella - Diretor Executivo na Synchron & Celint


Artigo | A Busca de Oportunidade de Novos Negócios

"Como criar um caminho de perenidade adaptativa em sua Empresa"

O que torna uma empresa longeva? Sei que esta pergunta pode parecer sem sentido para quem está iniciando um novo empreendimento, tal como uma start-up. Mas, para as organizações que passaram dos cinco anos (faixa limite para mudar de categoria: de “iniciante” para “consolidada”) desenvolver novos negócios é questão de sobrevivência. Mais ainda, é um pré-requisito para o que chamamos de “perenização adaptativa”, a capacidade de se moldar às transformações do mercado e, por isso, conseguir trilhar uma via de perenidade. Com as constantes mudanças, cada vez mais rápidas, nos mercados e nas tecnologias, quem se consolidou uma vez precisa muitas vezes se reinventar. Não dá para sentar sobre os louros conquistados. Como diz uma sábia marca oral: “é preciso ir em frente, porque atrás vem gente”. Desenvolver novos negócios não pode ser algo errático ou deixado à sorte. É preciso um processo sistemático e estruturado. Investir nisso é um passo estratégico importantíssimo, infelizmente desconsiderado por mais de 95% das empresas que passaram dos seus cinco anos de vida. Se a sua empresa tiver passado dessa marca, pense seriamente em começar a preparar o futuro. Comece por avaliar o seu nicho de oportunidades ou as áreas afeitas às competências centrais de seus negócios atuais. Veja a figura abaixo:

Descubra quais são as fontes de oportunidades que se relacionam ao seu nicho, ou seja, onde você pode consultar para descobrir suas primeiras ideias de oportunidades (o laboratório de P&D do seu fornecedor, uma empresa de patentes, os técnicos de seus clientes, etc.).

Identificadas essas primeiras ideias, é preciso que elas passem pelo crivo de um processo de seleção ajustado pelos parâmetros norteadores de sua empresa, tais como faturamento mínimo, nível de investimento, taxa de retorno, fit estratégico com a visão de longo prazo da empresa, etc. Isso irá compor um funil, tal como o ilustrado na figura abaixo:

Funil de Oportunidades

Agora desenvolva as oportunidades que foram selecionadas e, para isso, utilize as capacitações de sua empresa. Separe o joio do trigo através de observações de protótipos. Veja aquilo que pode ser implantado particularmente bem, melhor do que seus concorrentes ou do que já existe no mercado. Aja e execute o que foi escolhido ao final.

Quer estudar mais profundamente a questão? Então leia nosso livro “Fábrica de ideias, Banco de Oportunidades”, Ed. Saraiva. Ou entre em contato conosco. Bons novos negócios!!!


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