MGC
OBJETIVO
Propiciar aos participantes uma visão geral acerca das principais metodologias de intervenção em conflitos, seus custos, benefícios e adequações, além da compreensão dos conflitos vivenciados por Conselheiros e Acionistas de PMEs, sobretudo os conflitos: (i) entre acionistas; (ii) entre acionistas e executivos; (iii) entre acionistas e conselheiros; e (iv) dentro do próprio Conselho.
METODOLOGIA
O programa tem duração de 8 horas, por videoconferência, e consiste em exemplos, práticas e debates de casos concretos. São 2 sessões com duração de 4 horas cada.
INVESTIMENTO
A QUEM SE DESTINA
Conselheiros de Empresas (Consultivos ou de Administração) e também Sócios Dirigentes que desejam conhecer as ferramentas para atuação direta na resolução de conflitos, quando viável, identificar e mapear situações nas quais seja mais eficaz buscar um mediador externo.
QUANDO E ONDE
-
2 Sábados
-
Das 8h às 12h
-
Videoconferência - ZOOM
-
19 e 26/08/2023
PROGRAMAÇÃO
1. O conflito como fenômeno natural e saudável nas relações continuadas:
-
Conflito e cultura organizacional;
-
Padrão relacional como característica essencial da cultura organizacional;
-
Conflitos e metas/indicadores;
-
O papel da alta gestão na Segurança Psicológica e desta na eficiência das relações cotidianas que não “aparecem” perante o Conselho;
-
A realidade multidimensional dos relacionamentos profissionais.
2. Principais metodologias de intervenção em conflitos internos a uma empresa: prevenção, mediação e remediação (tudo para não chegar ao Judiciário);
3. Itens de atenção na análise dos conflitos;
4. Mapeamento dos conflitos em que o conselheiro/acionista pode intervir e daqueles em que um mediador externo seria mais eficaz (e como escolher este mediador externo);
5. Algumas ferramentas bem práticas para o conselheiro/acionista intervir diretamente em situações de conflito dentre conselheiros, acionistas e/ou executivos:
-
Práticas em grupo.
6. Mapeamento de conflitos concretos (casos trazidos pelo grupo, que não precisarão ser verbalizados em público, se assim preferirem) e visão sistêmica sobre caminhos promissores em cada caso.
Esclarecimentos e Inscrições:
a. Envie um e-mail para atendimento@celint.net.br; ou
b. Ligação e WhatsApp (12) 3631 1138
FACILITADORES
YURI CAPI
Coordenador Geral e Facilitador
CEO no CELINT – Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais, Chairman no GAMT – Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos, Conselheiro Membro da ABC3 e Conselheiro na HAND M&A. Certificado como Conselheiro Consultivo, pela CELINTBRA, e como Conselheiro de Administração Internacional, pela Governance Solutions – Canadá. Foi CEO e Chairman na EMBRAER PORTUGAL SA (Évora/Portugal) e, também, CEO na Harbin Embraer Aircraft Industry (Harbin/China). Engenheiro Mecânico (UNESP) com pós graduação em segurança do trabalho (UNESP) e gestão de projetos (USP). Mestrando em Governança Corporativa pela UNIFESP / FMU.
GABRIELA ASSMAR
Facilitadora
É advogada, mediadora e consteladora. Como mediadora ad hoc, Ombudsman, Diretora Jurídica e de Relações Institucionais, sempre se dedicou à resolução de conflitos, nos mais diversos cenários. Com a Constelação ajuda pessoas e empresas em processos decisórios diversos. Foi co-fundadora da Comissão de Mediação da OABRJ e venceu o Prêmio Innovare 2009. É fellow da Weinstein International Foundation, foi co-autora da Lei de Mediação. É mediadora do escritório de Ombudsman da ONU, fundadora da Via Concórdia (espaço “encubador” de Mediação/Mediadores, Constelação/Consteladores) e Ouvidora da Petros.