CONCERTIF®

CERTIFICAÇÃO DE CONSELHEIROS CONSULTIVOS

A primeira no Brasil

Considerada a nova fronteira da Governança Corporativa nos mercados, o Conselho Consultivo tem ocupado um espaço fundamental no mundo dos negócios, especialmente entre as empresas que não tem a obrigação de constituir um Conselho de Administração, porém conscientes dos desafios e da importância da Governança Corporativa, têm formado Conselhos Consultivos de forma voluntária para iniciar e conduzir a Governança em seus negócios, muito comuns em empresas de médio e até pequeno porte.

No entanto, diante da ausência de referência clara de profissionais para ocupar os Conselhos Consultivos, surgem os desafios: Como escolher os membros do Conselho Consultivo? Como identificar e determinar conselheiros consultivos que melhor estariam enquadrados às necessidades da minha organização? Que requisitos poderiam ser utilizados para realizar esta escolha?

Pensando neste desafio e na importância da formação de um Conselho Consultivo efetivo e adequado às suas necessidades e objetivos, a Joint Venture CELINTBRA (Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais & BRA Certificadora) criou de forma inédita e exclusiva no Brasil o ConCertif® - Certificação de Conselheiros Consultivos.

 

Certificação concedida nos Níveis 1, 2 e 3, diferenciados pela formação, habilidades e experiência adquirida pelo Conselheiro, e com renovações a cada 3 anos. A certificação passa a ser um referencial objetivo ao mercado para escolha e composição de Conselhos Consultivos.


O 1º passo de todo Conselheiro certificado com o selo ConCertif® (Nível 1), inicia-se a partir de sua participação na exclusiva Formação de Conselheiros Consultivos (FCC), programa presencial de 40 horas, por meio da qual terá a oportunidade de atualizar seus conceitos e boas práticas aplicadas de Governança Corporativa, e ainda ampliando sua visão com conceitos e ferramentas de compliance e análise de riscos.

OBJETIVO

Propiciar as competências necessárias para a atuação como Conselheiro Consultivo e ganhar visão de como implantar e participar de Conselhos de empresas de todos os portes, mas principalmente em empresas de porte pequeno para médio, startups, empresas familiares e similares.

METODOLOGIA

A Formação de Conselheiros Consultivos - FCC é composta de 40 horas/aula realizadas em sete sábados consecutivos, os seis primeiros em meio período (das 8h30 às 13h30) por videoconferência (live) e o sétimo sábado presencial, o dia inteiro (das 8h às 19h), na Capital de São Paulo.

QUANDO E ONDE

  • 8 aulas de 5 horas cada

  • Videoconferência:
    • Aula 1: 11 de Set/21
    • Aula 2: 18 de Set/21
    • Aula 3: 2 de Out/21
    • Aula 4: 9 de Out/21
    • Aula 5: 16 de Out/21
    • Aula 6: 23 de Out/21

 

  • Presencial:

    • Aulas 7 e 8: 30 de Out/21

    • Local:  Hotel Novotel Berrini – R. Henri Dunant, 792 - Santo Amaro, São Paulo – SP

A QUEM SE DESTINA

Profissionais que possuam os pré-requisitos:

  • Superior Completo em qualquer área em cursos aprovados pelo MEC;

  • Mínimo de 5 anos atuando em nível de Alta Gerência ou Diretoria em organizações com faturamento médio mínimo anual acima de R$ 20 milhões.

DIFERENCIAIS

  1. Único curso voltado exclusivamente para a atuação como Conselheiro Consultivo. Embora seja um passo na direção do Conselheiro de Administração, há certas características específicas que são trabalhadas.

  2. Permite se qualificar para a Certificação, pioneira no mercado nacional.

  3. Corpo docente altamente diferenciado, com Instrutores que reúnem experiência executiva, de governança e acadêmica.

  4. Permite a participação sem comprometer a atividade profissional corrente, pois é realizado aos sábados.

  5. Turmas exclusivas, com vagas limitadas.

INVESTIMENTO

Consulte-nos pelo e-mail contato@synchron.net.br ou pelo número (21) 9 9707 5177 - Aline Alvissus

PROGRAMAÇÃO

Módulo 1 – "Estruturação da Governança":

  • Propósito e Competências: Trilha de Capacitação, Matriz de Competências, Propósito da Governança e Escopo do Conselheiro Consultivo.

  • Governança em Geral: O que é Governança;  Gênese da Governança; Fundamentação Conceitual e Estruturas Típicas. Lições para as empresas de capital fechado.

  • Implantação de Conselhos Consultivos: Começar do zero, tipologia para iniciar Conselhos, Ganhos e Barreiras, Road Map.

Módulo 2 – "Estratégia e Saúde da Empresa":

 

  • Formulação da Estratégia: Definição e formulação, ferramentas típicas, aspectos específicos de empresas familiares, indicadores, inovação, discussão de cases.

  • Planejamento Orçamentário: papel do Conselheiro Consultivo, como construir o planejamento orçamentário, horizonte dos planos, indicadores e KPI’s, tomada de decisões e gestão de riscos.

  • Demonstrativos Econômico-Financeiros: Controles para os negócios familiares, atribuições do Conselheiro Consultivo, Gerenciamento de Investimentos de capital, Visão geral da análise financeira sob a ótica estratégica.

 


Módulo 3 – "Fazendo acontecer":

  • Reuniões do Conselho Consultivo na prática: dinâmica das empresas, missão e papéis do Conselho Consultivo, composição, atribuições, remuneração, pautas e atas, periodicidade e duração.

  • Liderança: O que é liderança, áreas de liderança do Conselho, liderar o Board, Liderar o Líder (CEO), avaliar e reconhecer o CEO e os executivos principais; conclusões finais.

 

 

Esclarecimentos e Inscrições:

a. Envie um e-mail para alinealvissus@synchron.net.br; ou

b. Ligação e WhatsApp (21) 9 9707 5177 - Aline Alvissus

CORPO DOCENTE

Helder-Azevedo-CELINTBRA.jpg

HELDER DE AZEVEDO

Facilitador

Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC com capacitação em IPO pela [B]3. Mestre em Governança Corporativa pela FMU com pesquisa em longevidade na empresa familiar;  Engenheiro Eletrônico graduado pelo ITA,  com MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade além de especialista em Finanças, Marketing e Planejamento Estratégico, pela FGV-SP. Foi Chairman do Advisory Board da V2R, Managing Director LatAm da Here (former Nokia e NAVTEQ), Diretor Executivo da Iqara Telecom e Diretor de Vendas da TIM Brasil. Implanta e aprimora governança corporativa em empresas familiares. Mais de 30 anos de experiência em áreas de estratégia e gestão, tendo liderado projetos de turnaround e de implantação startups internacionais no país expandindo negócios para a América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e México. É membro do IFERA (International Family Enterprise Research Academy) e das Comissões de Conselho de Administração e do Conselho do Futuro do IBGC.

Ivo-Godoi-CELINT.jpg

IVO GODOI JUNIOR

Facilitador

MBA pela Universidade de Illinois, Mestrado Científico (MsC) em Change Management pela Universidade de Oxford e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Mackenzie. Sócio da EY Parthenon na América do Sul, com mais de 35 anos de experiência profissional e solida formação acadêmica. Ao longo de sua carreira, acumulou posições relevantes em consultorias estratégicas e fundo de Private Equity, cabendo destacar as seguintes: sócio e vice-presidente da A.T Kearney (Brasil e América do Sul), sócio e co-head da Monitor Group (Brasil e América do Sul), co-managing director do Fundo P2 Brasil, senior advisor do fundo Patria Infraestrutura, além da posição de CEO e board member de diversas empresas. Alguns de seus principais clientes incluem: Promon, Grupo Cornélio Brennand, Carmargo Corrêa, Banco Votorantim, Grupo Votorantim, Grupo Peixoto de Castro, BNDES, DuPont, Monsanto, General Eletric, ABN Amro, Banco Real, Votorantim Metais, MetLife Argentina, Grupo Falabella, Clinicas Indisa, Bayer, BASF, Governo de Porto Rico.

RAFAEL-GOMES-CELINTBRA.png

RAFAEL GOMES

Facilitador

Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Negócios na Era Digital pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP). Em 2009, concluiu o Programa Avançado de Gestão da Escola de Administração do IESE, da Universidade de Navarra e foi um dos primeiros profissionais brasileiros a obter a certificação como Profissional Certificado de Compliance e Ética (CCEP) pela Society of Corporate Compliance and Ethics. Concluiu o curso para Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Foi advogado no escritório de advocacia empresarial Tozzini, Freire Advogados e Diretor Jurídico e Assistant General Counsel da Sun Microsystems. Também ocupou o cargo de Vice-Presidente Jurídico, General Counsel e Chief Ethics and Compliance Officer do Walmart Brasil Ltda., tendo sido responsável pela implantação do programa global de compliance do Walmart no Brasil. Foi sócio sênior do escritório Chediak Advogados, onde criou a área de Compliance e Investigação. Diretor Executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, de maio de 2018 até julho de 2019.

Synchron & Celint - Wanderlei Passarella

WANDERLEI PASSARELLA

Coordenador e Facilitador

Exerce a função de Chairman e/ou Conselheiro em diversas empresas. Certificado como Conselheiro Internacional ProDir – Professional Director, pela Governance Solutions (Canadá); CCIe – Conselheiro Certificado Experiente, pelo IBGC, e Conselheiro Consultivo Certificado ConCertif, pela CelintBra. Vem atuando como coach/mentor de executivos C Level. Foi CEO da Petroflex, da Synteko (GPCQ) e da Orbis South America. Ex-Presidente dos Conselhos de Administração da Senergen, da Copenor (subsidiária da Petrobras) e da Macroplast. Autor de diversos livros, entre eles, "A Reinvenção da Empresa – Projeto Ômega". Mestre em Administração de Empresas e Bacharel em Economia pela FEA-USP. Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da USP. Pós-graduado na Abordagem Transdisciplinar, pela UNIPAZ.

DEPOIMENTOS

DEPOIMENTOS ESPONTÂNEOS PUBLICADOS NO LINKEDIN

“Não obstante minha já longa experiência profissional, pude positivamente comprovar que o programa FCC - Formação de Conselheiros Consultivos é uma oportunidade única, extremamente valiosa para aprender com professores e colegas participantes em uma atmosfera informada e atual. A abordagem do programa para a aprendizagem, e subsequente certificação, fornece aos participantes uma combinação cuidados a de princípios teóricos e experiência prática, bem como simulações que trazem à luz a variedade de desafios que Conselheiros podem encontrar em seu trabalho. Certamente nos veremos de novo, em breve, abraços!” 

 

—  Gustavo Gonçalves

     Country Manager Brazil na PRESSERV e Advisory Board Member na ABMEN

 

PROFISSIONAIS CERTIFICADOS

Conheça a lista de Conselheiros Consultivos Certificados pela CELINTBRA

ROSTINHOS-CERTIFICADOS.png