top of page

Quatro dicas para alcançar o Board das empresas

Atualizado: 8 de mai. de 2020

Por Wanderlei Passarella - Diretor Executivo na Synchron & Celint

Artigo | Quatro dicas para alcançar o Board das empresas

Um dos sonhos secretos dos profissionais que trabalham em empresas é atuar no Conselho de Administração, órgão responsável pela direção e controle de uma organização. Mas, como chegar lá? Aqui vão quatro dicas:


1º - Procure realizar uma carreira em ascensão como executivo. Trabalhe e estude na área de gestão, seja em que especialidade for, mas consiga chegar ao ponto de ter uma visão geral e experiência do todo organizacional. Assuma a direção uma pequena unidade, mantenha uma segunda carreira paralela como empreendedor ou participe como investidor estratégico de um negócio.


2º - Quando estiver maduro na gestão, faça cursos para compreender profundamente o que é governança (a disciplina exercida nos Boards) e o que a diferencia da gestão. Ganhe as novas competências necessárias.


3º - Além dos cursos e do ganho de competências, entre para o hall dos Conselheiros Certificados. Uma certificação é atribuída por um “honest broker”, um órgão comprovador de que determinados pré-requisitos estão cumpridos no Curriculum do profissional certificado. Há diversas opções de certificações atualmente no mercado, inclusive certificações internacionais.


4º - Realize um networking efetivo. A grande maioria das vagas para Conselheiros não são divulgadas e apenas uma rede de networking específica pode ajudar a descobrir essas vagas e permitir sua participação do processo de seleção. É preciso dominar essa arte!

Essas quatro dicas não esgotam o assunto, mas, se seguidas, certamente podem aumentar grandemente a probabilidade de que você venha a atuar em um Board!

Wanderlei Passarella também é Diretor na JV CELINTBRA

Empresa especializada em preparar e certificar Conselheiros

681 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page