top of page

A CARREIRA DE CONSELHEIRO TEM FUTURO?

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Quero desmistificar a visão corrente de que esta é uma carreira do futuro. Mas como? Eu mesmo acabei de lançar um livro que se tornou uma referência na área: "Conselheiro de Empresas - o que você precisa saber para uma carreira promissora".


Bem, não é do futuro por um simples motivo: é do presente. Mas isso não quer dizer que seja um mar de rosas, com empresas implorando por sua ajuda....


A pergunta que sempre me fazem é: será que a demanda por Conselheiros vem crescendo e justificando o investimento de tempo e recursos em cursos, formações e certificações diversas?


Sim, vem crescendo! No CELINT - Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais temos ajudado dezenas de empresas a desenvolverem sua Governança por meio de Conselhos Consultivos ou Administrativos em que novas vagas são originadas. E observamos isso ao redor do mercado. Headhunters reportam o mesmo!


Mas a velocidade de entrada de novas capacitações e cursos no mercado vem superando o aumento de demanda no curto prazo. Diversas novas escolas estão formando vários profissionais que se sentem capazes de atuarem como Conselheiros.


Quem já investiu e quem quer investir nessa possibilidade deve se ater a três pontos principais:


1. Engate o seu vagão numa estrela. Associe-se a quem faz um trabalho sério e sabe o que preconiza, por experiência e por estudo aprofundado. Fuja dos que se tornam rasos e promovem "Conselheiros Black Friday".

2. Elabore um detalhado plano de desenvolvimento individual (PDI) baseado nas competências necessárias exploradas no capítulo 9 deste livro.

3. Comece um networking qualificado e disciplinado. Veja as minhas dicas para tal no capítulo 12!


Em tudo isso, seja você mesmo e vise uma trajetória autoral em que seus pontos fortes serão utilizados sem parcimônia.


Há muitas empresas que precisam de uma boa Governança, com excelentes Conselheiros. O caminho ainda é longo e tortuoso, e é bom que seja assim para separar o joio do trigo. "It's a long and winding road". Mas vale a pena. Sucesso!



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page