top of page

A FRONTEIRA ENTRE A IMPRODUTIVIDADE E A CRIAÇÃO DE VALOR

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


O que vou falar aqui agora peço ajuda a todos os que souberem disso, e se sentirem a vontade, para corroborarem, rsrs. Estou bastante seguro de falar a verdade, nada mais que a verdade, e venho a público para isso!



Quando me debrucei, após mais de 20 anos como Conselheiro, sobre o que acontecia nos Conselhos das empresas de capital fechado, familiares em sua maioria, e, muitas vezes, com apenas um dono (que também atua como CEO de sua empresa) percebi que a moderna visão de Governança, alicerçada na Teoria dos Conflitos de Agências, perdia muito de seu sentido. O sócio tem conflito com o CEO (ele mesmo)?!



Para que a Governança nessas empresas? Claro, para instituir processos de transformação construtiva (nosso mantra no CELINT - Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais). É o que chamamos de abordagem construtivista, em detrimento à abordagem formalista (encontrada muitas vezes nas empresas de capital aberto). Portanto, só faz sentido adotar uma Governança, nesses tipos de empresas, se esta trouxer algo claramente construtivo. Dado que não é uma obrigação legal ter Governança e Conselho.



Nasceu aí, desta minha constatação lógica, uma série de estudos e pesquisas para determinar os pontos concatenados de uma pauta de Governança que implementasse as mudanças construtivas nessas organizações, de forma eficaz, contundente e segura, e produzisse como resultados a criação de valor para shareholders e stakeholders. Era preciso sair do lugar comum dos chavões e estruturas de Governança baseadas em melhores práticas aplicáveis para as grandes empresas de capital aberto. Isso gerava improdutividade... era preciso cruzar essa fronteira com consciência e conhecimento de causa!



Após anos implantando-os e observando os seus resultados, esses pontos concatenados foram divididos em oito pilares contínuos, que se seguem uns aos outros, e que são a base fundamental do ensino no ConCertif® - Conselheiro Consultivo Certificado.



Esta é a razão do sucesso do programa: ele traz solidez e sustentabilidade para uma atuação excelente nas empresas fechadas e familiares, multifamiliares, multissocietárias ou, ainda, de um dono só. Não há outra certificação que se apoie na realidade, utilize instrutores altamente experientes em Governança e que produza tamanho impacto em quem já a fez e nas empresas que tem adotado a sua filosofia: “a vida como ela é nos Conselhos”!



Pergunte aos profissionais certificados ConCertif®!!! Veja a lista aqui: www.celint.net.br/profissionaiscertificados





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page