Afinal, o que é Governança?

Atualizado: 8 de Mai de 2020

Por Wanderlei Passarella - Diretor Executivo na Synchron & Celint

Artigo | Afinal, o que é Governança?

"Como se estrutura o Conselho"

Há muitos mitos sobre Governança – e mal entendidos.

Na visão que ainda se encontra entre profissionais de diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho, há uma falácia principal:

O que é Governança?

  • Governança é só mais uma camada da hierarquia.

  • Isso não é expresso tal qual aqui, tão enfaticamente. Mas, nas entrelinhas percebemos que esta visão ainda permanece.

Porém, tal forma de ver a Governança é errônea e deixa de ressaltar o seu papel mais relevante – “Dirigir e Controlar as Empresas”, e não “dirigir e controlar os profissionais”.

1) Em primeiro lugar, a relação no Board não é hierárquica, é holarquica. Enquanto a empresa, em suas operações, tem uma base em estruturas de reportes individuais, no Conselho há uma mesa redonda, onde “confronto x consenso” é o modus operandi.

2) Em segundo lugar, a relação do Conselho com a Empresa se dá por meio do CEO.

3) Em terceiro lugar, o “Chairman” (Presidente do Conselho) não é o “chefe” dos Conselheiros e nem do CEO. Ele coordena os trabalhos de uma Junta, mas quem admite e demite esses Conselheiros são os Acionistas ou um Comitê de Nomeação.

4) Por último, o CEO não se reporta ao Chairman, mas à Junta do Conselho, ou à chamada Mesa Diretora. O diagrama que melhor representa a relação da Governança com as outras funções da empresa é este:

Fonte: PFC – Programa de Formação de Conselheiros da Synchron Participações em parceria com o Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais (CELINT).

O Conselho (como órgão principal da Governança) é o guardião da relação da Empresa com os Stakeholders.

O fenômeno da Governança, assim como a entendemos atualmente é recente no mundo e muito mais no Brasil, tendo pouco mais de 30 anos neste conceito que apresentamos aqui.

Nós, da Synchron Participações, do CELINT (Centro de estudos em Liderança e Governança Integrais) e da BRA Certificadora somos um dos grupos que estão trabalhando para que a Governa