top of page

FAÇA ISSO E VÁ MAIS LONGE EM SUA CARREIRA DE CONSELHEIRO!

  • Foto do escritor: CELINT
    CELINT
  • 9 de set.
  • 2 min de leitura

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Sabe quais são os dez pilares sobre os quais um Conselheiro Consultivo deveria se debruçar se almeja realizar sua atividade com excelência?


ree

Ontem, 30/08/25, no primeiro encontro da 15ª. Turma do ConCertif®, co-criamos em conjunto esses dez pilares, após diversas dinâmicas em grupo e muito debate produtivo. São eles:


1.   Pratique o LLL – Life Long Learning. Um aprendizado ao longo da vida e um longo aprendizado sobre a vida. Mantenha firme sua conexão com o todo ao seu redor.


2.   Pense como se estivesse atuando em uma jazz band, ao invés do ambiente muito estruturado de uma orquestra sinfônica.


3.   Dê muita atenção aos relacionamentos. Procure conquistar a confiança de acionistas e familiares.


4.   Fique atento às necessidades não explicitadas. Sempre faça um diagnóstico aprofundado do seu entorno.


5.   Mantenha uma alta adaptabilidade. Mude o que pode mudar, adapte-se ao que não pode mudar e distinga uma da outra com sabedoria.


6.   Nas tomadas de decisão, busque o equilíbrio. Não se contente com o meio termo. Analise as teses, as antíteses e crie uma síntese superior.


7.   Mire no possível mais do que no ideal. Entre as melhores práticas e as práticas possíveis, fique com estas últimas.


8.   Crie valores. Não apenas monetários, mas valores numa visão mais ampla. A métrica principal da Governança é a criação de valor para os públicos da empresa.


9.   Seja sábio. Desenvolva-se com o estudo e o trabalho. Para ser mais profundo é preciso ampliar a sua base de sustentação. Estude filosofia, psicologia, as biografias dos grandes mestres da humanidade.


10. Sempre tenha em mente a bússola, mais do que o relógio. A bússola representa o rumo, te leva ao futuro. O relógio mostra o presente. Considere Kairós (a qualidade do tempo) superior a Kronos (o tempo em si) ...


Avante, pois para construirmos empresas perenes e bem governadas, precisamos de Conselheiros muito bem preparados!!





Comentários


bottom of page