Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT
É sempre bom ressaltar que um dos principais ganhos de uma Governança bem montada vem da complementação do conhecimento e inteligência dos executivos principais da empresa com a sabedoria, visão de negócios e experiência consolidada dos Conselheiros. Em inglês existe um termo para isso: smart plus wise!!!
Para que uma Governança funcione bem é preciso que os perfis sejam complementares e atuem de forma concatenada. Os executivos trazendo a vivência diária dos negócios da empresa, enquanto os Conselheiros exercendo a visão de helicóptero do todo, tomando decisões levando em conta o longo prazo, a estratégia e o valor.
Parece bem simples. E é mesmo. Mas muitas vezes não funciona, por alguns motivos:
Perfis não adequados em ambos os lados
Falta de química entre os participantes
Ausência de um coordenador experimentado para os esforços conjuntos (deveria ser o escopo do Chairperson)
Falta de entendimento dos papéis a serem exercidos
Arcabouço do processo de Governança insuficiente
Regimento não claro, ou não praticado, ou mesmo sua inexistência.
Comecemos 2024 com uma visão clara do que precisamos para que nossas Governanças funcionem bem e sejam o principal veículo para a “perenização adaptativa” de nossas empresas, mirando na criação de valor em longo prazo! Salve 2024!!!
CELINT - Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais
#inteligência #sabedoria #conselheiros #governança #empresafamiliar #conselhoconsultivo #empresários #founders #partners #empreendedores #sucesso #wanderleipassarella
Comentarios