top of page

POR QUE ALGUNS PROFISSIONAIS NÃO CONSEGUEM VAGA EM CONSELHO?

  • Foto do escritor: CELINT
    CELINT
  • 17 de set.
  • 2 min de leitura

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia... 

Com essa frase de Shakespeare começo minhas considerações!


ree

Em primeiro lugar, os Conselhos não são um lugar alcançável pela falsa ideia de que o preparo e os títulos de formação vão abrir portas, como numa faculdade para médicos ou engenheiros. E não é uma profissão regulamentada que exige um aval de um órgão como CREA, CRA etc.


Eu não me canso de dizer que as formações e certificações são uma forma de antecipar questões, conhecer melhor o papel a ser desempenhado e para ganhar segurança em relação ao que fazer. Mas, sozinhas, não são uma credencial automática para que acionistas te escolham. 


Aliás, em empresas familiares e de capital fechado, o que mais conta é a experiência anterior, como executivo, empreendedor ou empresário de sucesso; é o que mais vai pesar.


Imagine que você fundou uma empresa, fez ela crescer a duras penas, desenvolveu seu modelo de negócios, mas chegou ao seu limite. É hora de garantir um governo e uma sucessão futura. Quem você escolheria para colocar na sua Mesa Diretora? Sem dúvida, alguém que no mínimo tenha melhores experiências e mais conhecimentos do que você...


Percebe? A principal falácia é não fazer um escrutínio prévio, um balanço de seus ativos intangíveis e mergulhar em formações (algumas ainda com muito marketing e pouco conteúdo) acreditando no conto da sereia...


Em segundo lugar, galgar posições em Conselhos é uma maratona mais do que uma corrida de cem metros. É preciso esforço, disciplina e resiliência. Não se chega lá da noite para o dia. Se você tem essa experiência prévia comprovada, é necessário realizar um networking de alto nível, além de um LLL – Life Long Learning. A carreira de Conselheiro é autoral.


Por fim, ganhe ajuda de um Mentor sério, que conheça bem o que está falando. Pode ser um profissional de mercado, um amigo de turma, um ex-chefe, um ex-colega de trabalho que chegou lá e poderá te abreviar o percurso. Este poderá te ajudar com um plano de trabalho realista e exequível. Engate o seu vagão numa locomotiva, mas nunca em uma mini-van (você poderá não sair do lugar)!!!


Em tudo isso, seja realista, separe sempre o joio do trigo, confie em sua intuição e coloque em sua frente um sério objetivo de médio e longo prazo. Chegar lá é muito gratificante!!!


Avante!






Comentários


bottom of page