top of page

TERAPIA NO ALTO ESCALÃO EMPRESARIAL

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Wanderlei, entre suas diversas qualificações, vejo que você também é um terapeuta. Seria esta uma das principais competências para ser um bom Conselheiro em empresas familiares?


Esta pergunta ocorreu durante o encerramento da 33ª. Turma do PFC, dia 9/12/23, em São Paulo. E, confesso, que ali caiu uma ficha importante para mim. Sempre preconizei a psicologia com uma das competências requeridas para qualquer Conselheiro. Mas, a atitude de terapeuta talvez seja ainda mais relevante.

Entre os diversos casos de Governança que discutimos, 8 para ser mais preciso, todos revelavam a necessidade de uma visão holística e sintética por parte do Conselho e dos Conselheiros, em que o conhecimento profundo do ser humano, suas idiossincrasias, paradigmas, desejos escondidos, frustrações e histórias de vida, acabavam vindo à tona e passavam a ser cruciais para a efetividade do processo decisório, que é o cerne da boa Governança.

Desta forma, embora não seja responsabilidade direta do Conselheiro resolver as questões da alma de cada acionista, ou membro da família empresária, um mínimo de tato e capacitação para sobrepujar e administrar esse ponto certamente é um coadjuvante poderoso para sua boa atuação. Ampliar seu autoconhecimento é uma das mais relevantes ações para viver bem e contribuir de forma efetiva no ambiente de trabalho e fora dele!!!

Fiz a Formação Holística na UNIPAZ-RJ, entre 2008 e 2010. Em seguida participei por dois anos de um Grupo Terapêutico coordenado pela Instituição, como pré-requisito para se qualificar a Terapeuta. Após um extenso trabalho de auto anamnese, recebi o “manto” do Colégio Internacional dos Terapeutas, fundado por Pierre Weil e Jean Yves Leloup. Hoje vejo, claramente, que este “soft skill” tem sido de muita utilidade prática.

E você, tem se capacitado adequadamente para seus desafios profissionais? Como anda o seu “Life Long Learning”, ou seja, o seu “aprendizado ao longo da vida e seu longo aprendizado sobre a vida”???


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page