top of page

TRANSIÇÃO GERACIONAL

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Você tem visto ao seu redor sinais de que as coisas parecem caminhar para trás? Temos tido uma sensação de aumento da desordem, dos conflitos, das discórdias…?



A cada dia nos surpreendemos com notícias que parecem aprimorar o caos. Mas como, se hoje temos tecnologias que estão no limiar de fazer o homem colonizar Marte?


A questão é que somos capazes de desbravar o sistema solar, mas ainda não conseguimos o poder sobre sobre nós mesmos! Mergulhamos fundo nas profundezas dos oceanos mas não conseguimos penetrar no âmago de nosso ser. Temos tecnologias de ponta mas não temos domínio sobre o nosso espírito!


Tenho tido contato com inúmeras empresas e em algumas dezenas consegui ajudar muito em seu processo de governança, trazendo resultados concretos para os negócios, para seus sócios e para as famílias dos proprietários. Mas o que é lugar comum em todas elas? É essa mesma tendência ao caos; ao mirar apenas no resultado, e por ele brigar com o interesse individual arraigado, o que as empresas têm conseguido é um retrocesso. Ao tirarem o resultado imediato de cena, e trabalharem pelos fundamentos e, ao concordarem em focar o todo ao invés de apenas o interesse individual das partes, a consequência é uma “perenização adaptativa” com os resultados aflorando mais sustentáveis!


Os conflitos são a base para essa desorganização e esse retrocesso. E os conflitos nascem no interior de cada um, dado que ainda não visitamos nosso ser com a devida profundidade… isso traz à tona um tipo de conflito da modernidade: aquele entre gerações!


Vivemos momentos de transição. O novo quer se instalar: novas relações, nova convivência com o meio ambiente, nova situação de ganha-ganha para todos os públicos. Mas o velho resiste e aumenta suas táticas de manutenção. Lembremo-nos dessa transitoriedade e continuemos com nosso propósito!!!


Na foto, duas gerações que não se conheceram e nem são parentes imediatos: meu filho Theo e Ayrton Senna da Silva! Dois seres que admiro muito. O que essa foto revela, entretanto, é que somos todos uma só família!!! A transição entre gerações se amplifica para que a continuidade da evolução se acelere. Avante!!


CELINT - Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais


#empresas#governancacorporativa#conselho#carreiras#sucesso#resultados#wanderleipassarella


Publicado originalmente em: https://www.linkedin.com/posts/wanderlei-passarella_empresas-governancacorporativa-conselho-activity-7066013834607534080-fTgn?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page