top of page

CINCO ERROS MAIS COMUNS DE CONSELHEIROS DE EMPRESAS

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


"O que está mudando no papel dos Conselheiros hoje, particularmente após os escândalos e crises bem conhecidos nas empresas? Você será responsável, de diversas formas, e isso, provavelmente, deverá fazer você se sentir desconfortável. Espera-se que você compreenda o que está acontecendo na companhia, não apenas reagir ao que é apresentado a você"....




Isto te parece um debate sobre o que estamos vendo acontecer por conta de escândalos corporativos recentes em grandes empresas de capital aberto no Brasil?


Pois este artigo foi escrito em 2018. Entre as três perguntas chave, descritas por Kevin Sharer, que os Conselheiros devem fazer para a empresa que dirigem está: "Nós temos um ambiente saudável, incluindo fatores sociais, fatores de compliance, fatores legais?"


No meu ponto de vista, um pouco diferente de Kevin, as outras duas perguntas que deveriam ser feitas são: estamos alcançando a estratégia a que nos propomos e esta tem criado valor para os stakeholders? Temos um pool de talentos que está adequado para liderar a empresa a chegar na visão que estipulamos?


Assim o Conselho trabalhará o tripé: Estratégia, Liderança e Saúde da Empresa, que delineamos em nossos programas do CELINT - Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais e em nosso livro "Conselheiro de Empresa - o que você precisa saber para uma carreira promissora", Alta Books, 2022.


Cada dia mais o Conselho, seja ele Administrativo ou Consultivo, ganha relevância para trabalhar a criação de valor de longo prazo das organizações. Em contrapartida, será cada vez mais cobrado e seus


membros responsabilizados quando algo muito ruim, que poderia ser detectado e mudado, acontecer....


Como tudo na vida, há ônus e bônus. Prepare-se profundamente para ser um Conselheiro diligente que muito agrega. Assim o bônus acontecerá e você poderá evitar o ônus... a propósito, leia o artigo para conhecer quais são os cinco erros mais comuns!!!







10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page