top of page

COMO LIDAR COM AS DIVERGÊNCIAS ENTRE CONSELHEIROS E EXECUTIVOS?

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


A reportagem abaixo relata que um dos principais motivos da RECENTE saída do Presidente da CVC foi a divergência em relação ao caminho estratégico que a empresa deveria seguir, em meio à crise que tem enfrentado há mais de três anos, e que tem feito suas ações despencarem na B3.



Não podemos saber ao certo se esse foi de fato um motivo, ou ainda se ele teve peso na decisão do CEO se desligar da empresa. Mas, o que podemos discutir é até que ponto divergências tão significativas podem existir entre o Conselho e o Management.


Em primeiro lugar, todos - Conselheiros e Executivos - são responsáveis pelo direcionamento estratégico de uma organização. Em nosso recente artigo, mostramos como eles interagem para dar esse direcionamento: https://lnkd.in/dfmqYDqg. Enquanto o Conselho tem mais peso na definição da visão e dos objetivos, bem como no delineamento dos mapas orientativos, os executivos realizam o plano estratégico, a sua efetiva implantação e reportam os controles (se a empresa está alcançando a visão).


Desta forma, se um processo estratégico é conduzido levando em conta esses aspectos, acredito que deveria existir pouco espaço para divergências profundas entre as partes para levar a um rompimento. O Conselho precisa do CEO como co-criador do processo para que se sinta comprometido com sua execução e dono dos possíveis resultados que serão alcançados. Concorda?


Bem, ainda há muita confusão entre quais são as alçadas do Conselho, dos Executivos e dos Acionistas. Há um enorme espaço para que as Governanças evoluam e para que mais e mais empresas se beneficiem da "perenização adaptativa" (termo que criei em meu novo livro "Conselheiro de Empresas: o que você precisa saber para uma carreira promissora" - Alta Books, 2022). Nós, do CELINT - Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais, trabalhamos em diversas frentes para contribuir com essa evolução: educação continuada a empresários, consultoria, networking e formação de Conselheiros com uma trilha completa. Temos um dos mais completos ecossistemas de Governança para as PMGs do Brasil. Sigamos firmes!!!





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page