top of page

CONSELHEIRO DE EMPRESAS: MODISMO OU FUNÇÃO DO FUTURO?

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Uma dúvida que paira no ar, sempre que conversamos sobre a carreira de Conselheiro, é se o aumento de interesse na função tem base sólida no aumento de demanda, ou se não seria um movimento momentâneo, furtivo, a exemplo do que ocorreu com o “coaching” há algum tempo.


Minhas ponderações:


1. Governança é uma das quatro disciplinas fundamentais para quem dirige organizações, junto com Empreendedorismo, Liderança e Gestão. Veja a argumentação sobre isto em meu livro “Conselheiro de Empresas”, capítulo 15: https://lnkd.in/dPkKP4sQ. Governança não é, de forma alguma, algo passageiro!


2. Governança é algo recente. A moderna visão de Governança só ocorreu após o Relatório Cadbury, no início da década de 90. Assim como aconteceu com a disciplina de Gestão, no início do Século XX, a Governança ainda tem muitas décadas à frente para amadurecer e se firmar como um caminho de geração de valor para todos os stakeholders de uma empresa. Portanto, estamos no começo!


3. A maioria das empresas ainda está iniciando o aprendizado sobre o brutal valor agregado, ao longo do tempo e de forma sustentada, que uma Governança bem implantada pode agregar. Assim, não é um modismo!


4. Governança complementa a Gestão. Há uma linha clara de diferenciação dos tipos de decisão que são tomadas nos Conselhos e na Diretoria, que ainda não é bem conhecida. Quando isso amadurecer, não será mais possível conduzir negócios sem essa complementariedade. Desta forma, o futuro será diferente!


5. Os requisitos para quem poderia ser um “Coach” não foram muito bem especificados; isso gerou uma onda de profissionais que adentraram essa arena sem a experiência necessária, desmerecendo a atividade. Isso ainda é um risco para a Governança também. Por isso, verifique neste quiz se você é um Conselheiro potencial: https://lnkd.in/e2Bh3v4h


6. Ao entender que você tem os requisitos, invista de forma séria em sua formação e contribua para que a Governança seja um meio de transformação construtiva das organizações. O CELINT - Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais sabe de seu papel no fomento da boa Governança e, para quem tem esse potencial, desenvolveu a trilha do vídeo anexo. Esse será o seu grande diferencial!!!


Governança de qualidade veio para ficar!







11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page