top of page

EMPREENDER, LIDERAR, ADMINISTRAR, GOVERNAR" - Dicas para um aspirante a CEO"

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


Quando você passa pela vida empresarial e começa a refletir sobre os aprendizados ao longo do caminho, muitas lições acabam aparecendo para aqueles que conseguem compreender o que vale em qualquer circunstância, em qualquer setor de atividade, em qualquer fase da história e com qualquer nível de tecnologia envolvida.



Foi o que fiz ao longo dos últimos quinze anos. Bem, comecei um pouco antes, mas nem me dei conta do que estava fazendo... cheguei ao posto mais alto de uma empresa no ano 2.000, como Managing Director da Orbis do Brasil . Talvez ainda não tão bem preparado, mas com muita vontade de fazer o meu melhor. Segui como CEO, depois na Petroflex (hoje Arlanxeo) e na GPC (hoje Dexxos), até o ano 2013.


Ao olhar para essa trajetória, desde então, posso me arriscar a dar as seguintes dicas para aqueles que estão nesse processo de evoluir na carreira, ou que almejam estar:


1. Viva, profundamente, as áreas operacionais das empresas em que estiver. Produção, Logística, Vendas, Marketing. Essas são as áreas onde a criação de valor acontece.

2. Leia, estude, faça cursos e certificações. Não se limite a estudar o seu setor de atividade. Procure compreender os fundamentos para o desenvolvimento dos negócios em geral.

3. Tire um tempo, anualmente, para refletir sobre sua trajetória. O que tenho feito? o que devo melhorar? quais são os meus próximos passos? quem sou eu, afinal?

4. Estude as disciplinas técnicas, mas também, e principalmente, as disciplinas humanas: psicologia, filosofia, antropologia, biografias dos grandes mestres da humanidade e dos grandes mestres do espírito!

5. Finalmente, domine as quatro maiores competências de quem quer se desenvolver no mundo empresarial, que são título deste post - elas formam a sigla "ELAG". Eu fiz isso e acabei escrevendo livros sobre elas.


Na foto: "Criando seu próprio negócio, como desenvolver o potencial empreendedor" (E), "Fábrica de Ideias, Banco de Oportunidades" (E), O despertar dos Líderes Integrais" (L), "A reinvenção da empresa" (A). Só faltou o meu mais recente livro: "Conselheiro de Empresas" (G).


Hoje, me dedico aos Conselhos em que presido ou participo, leciono, continuo escrevendo e estudando. Acho que só agora, comecei a compreender algumas coisas que são muito importantes para qualquer CEO.... Fundei o CELINT - Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais com o propósito de contribuir, de forma genuína, para inspirar profissionais a transformarem construtivamente suas organizações. Avante!



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page