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Seis insights surpreendentes sobre inovação.

  • Foto do escritor: CELINT
    CELINT
  • 11 de set.
  • 2 min de leitura

Por Yuri Capi - Sócio e Diretor de parcerias no CELINT


Recomendamos a leitura do 4º tema para melhor compreensão do contexto apresentado neste.


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1. A inovação surge onde menos se espera, tanto nas empresas quanto nas pessoas: No caso da Inland Paperboard and Packing, uma tradicional indústria de papel, a inovação passou pela substituição do critério de avaliação e compensação de custo por tonelada do papel produzido para o ROI, provocando uma reanálise da estratégia de produção, manutenção de ativos e consequente incremento no lucro líquido do exercício. Esta reviravolta deu-se no ambiente executivo, provocada por uma demanda do conselho.


2. As limitações incentivam a criatividade, em vez de impedi-la: A inovação criada na Inland, deu-se em um momento regular do mercado e da organização, um caso incomum, pois normalmente em cenários de limitações somos provocados a pensar “fora da baixa”. Por aqui, um caso clássico inovação provocado pelo cenário limitante, fora a gênese do e-commerce no Magazine Luiza, quando se disponibilizou nas lojas físicas, computadores para expor produtos que estavam quilômetros de lá.


3. Cultive pessoas positivas e estimule-as a discussão: Robert I. Sutton, professor na Stanford Engineering School, afirma que “pessoas bem-dispostas, contam com maior flexibilidade cognitiva”, ou seja, adaptam o pensamento diante de novas informações, mudanças no ambiente ou diferentes demandas, permitindo o pensamento "fora da caixa". Portanto, um ambiente empresarial inovador, é um ambiente que conta com esta variável, incentivada ou natural. No ambiente do conselho, pense nesta estratégia quando se discute o plano anual de desenvolvimento de pessoas e organização.


4. A inovação nem sempre é um fenômeno que mobiliza toda a empresa: ou seja, haverá departamentos menos engajados que os outros, porém quanto a inovação ocorrer entre os menos engajados, comemore e reconheça, pois este esforço inovativo fora além do razoável, quanto comparado a ambientes férteis em inovação.


5. A solução nem sempre está ao alcance das mãos: ou seja, esteja atendo ao que ocorre fora dos muros da sua organização, mesmo em empresas de mercados distintos, pois pode estar lá a saída inovadora para seu problema recorrente. A solução passa pelo benchmarking e aqui, o conselheiro pode fazer a diferença nas empresas que cultivam a inovação.


6. Invista tempo na capacidade de desligar a tomada na hora certa: se deseja inovar, flexibilize sua tolerância aos índices de falhas. Na Novartis, se o P&D considerar que um produto em desenvolvimento está fora da direção desejada, a solução é descontinuá-lo sem deméritos e em alguns casos, com méritos (bônus).


Encerro aqui o ciclo de temas que trata dos mitos da inovação e na continuação, tratarei da operacionalização da inovação nas organizações. Espero que esta série esteja fazendo sentido para você. Até lá!


Referências:

Gary, Loren. Implementando a Inovação, Série – Gestão Orientada para Resultados, Harvard Business School, RJ, Elsevier Editora Ltda, 2007




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