Uma forma de inovar: O caso da CEMEX.
- CELINT

- 9 de set.
- 2 min de leitura
Por Yuri Capi - Sócio e Diretor de parcerias no CELINT
Recomendamos a leitura do 3º tema para melhor compreensão do contexto apresentado neste.
A Cementos Mexicanos é a terceira maior produtora de cimento do mundo e logo compreendeu a necessidade de desenvolver novas formas de crescimento em mercados nos quais sua presença já era forte, pois seus concorrentes estavam ampliando suas incursões e desafiando a sua liderança.
Tendo o conselho como garantidor e orientador da estratégia, os executivos da empresa escolheram desenvolver um modelo de processo internos que permitiria criar inovações por meio da empresa. Para isto, um comitê de inovação fora estabelecido para criar a estratégia do programa, principalmente no sentido do direcionamento dos esforços prevalecendo o core business da empresa. Com o comitê em funcionamento, os processos para dar vida as inovações foram estabelecidas e duas iniciativas foram lançadas: a plataforma de inovação e o banco de ideias.
As plataformas de inovação são os meios para priorizar os temas em que os esforços de inovação serão concentrados. Quanto mais plataformas ativas, melhor, desde que façam sentido ao objetivo maior que é manter a relevância no mercado em que atua. Cada plataforma tem as suas etapas tais como, busca de oportunidades, exploração, ideação, filtragem e desenvolvimento, além de um comitê central responsável por gerir todo o processo.
O banco de ideias, foi a outra iniciativa lançada, também baseada na internet, onde qualquer empregado podia propor uma ideia, explicando quais serão os benefícios, os custos, as implicações, os fatores de sucesso e o processo de implementação, obrigando o proponente a pensar bem na ideia antes de apresentá-la. Tal como o sistema apresentado anteriormente, há um comitê de avaliação, responsável por permitir que a ideia avance.
Por aqui, as empresas que representam o modelo descrito são: Embraer, Natura, Raizen, Petrobras e Ambev. Apesar dos exemplos nacionais, estas estratégias podem ser aplicadas a todas as empresas, basta ter a inovação como estratégia do negócio. Conselho, faça a sua parte!
Logo compartilho mais um tema desta série. Até lá!
Referências:
Hamel, Gary; Sayago, Alejandro. Implementando a Inovação, Série – Gestão Orientada para Resultados, Harvard Business School, RJ, Elsevier Editora Ltda, 2007









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